O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

sábado, 1 de setembro de 2007

Aspectos econômicos e sócio-culturais de São Mamede


Aspectos Econômicos e Sócio-culturais de São Mamede



Bertha Garcez

São Mamede, cidade do interior paraibano esta localizada na meso-região da Borborema e pertence à micro região do Seridó Ocidental. Possui uma área de 607km e a 267 km da Capital, João Pessoa. O clima predominante é quente e seco. É a Segunda maior cidade de sua micro-região. Faz vizinhança com as cidades de Patos, Santa Luzia, Quixaba, Passagem, Várzea, São Jose de Espinharas e Ipueiras(RN). Sua economia está voltada ao setor agropecuário contendo tanto rebanho de caprina-cultura, quanto rebanho bovino.

Na busca de incrementar a economia local, o turismo vem sendo apontado como uma nova opção. Pois a região é detentora de inúmeras belezas naturais, onde os movimentos geológicos ocorridos a milhares de anos proporcionaram ao local uma variedade de atributos naturais. Os quais os visitantes podem se deliciar com as paisagens apresentadas. Outro ponto a ser explorado é a do conhecimento, pois proporciona aos visitantes a oportunidade quanto à interpretação da historia passada, através da visitas aos vários sítios arqueológicos, nos quais podem ser apreciado as gravuras (petroglifos). Portanto o turismo é visto como um novo caminho para desenvolvimento local O visitante também pode se beneficiar através da grande variedade de opção no que se refere ao artesanato, entre outras, pode ser destacado uma numerosa quantidade na produção de peças em argila, como também das peças na pedra sabão. Os artesãos com intuito de se organizarem montaram uma associação, a qual tem buscado suportes para que possam expor suas obras também fora do município, assim como buscar o mercado tanto nacional como o internacional.

Nenhum comentário: