O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

sábado, 1 de setembro de 2007

A relação dos pesquisadores com a comunidade local

A RELAÇÃO DOS PESQUISADORES
COM A COMUNIDADE LOCAL — São Mamede

Tem sido muito gratificante estar nos locais em que vai ser feita uma leitura técnico-científica da paisagem de um certo cenário geográfico e que a população deste lugar recebe a equipe de pesquisa de forma afetiva e cordial.

Normalmente a pesquisa que requer elementos contidos em paisagens naturais ou antropizadas, possui temas que mesmo contidos em ambientes distantes da sociedade em si, requer uma certa aproximação com a sociedade local. As pessoas do lugar são, normalmente receptivas, se agradam em receber os pesquisadores.

No entanto existem diversos tipos de pesquisas em cenários reais, e também existem diversos tipos de pesquisadores. Existem aqueles que chegam e se vão, não deixando muitas lembranças, porém outros tipos de pesquisadores procuram deixar algo mais, como por exemplo contribuir para que a comunidade amplie seu relacionamento com o que está acontecendo no meio da pesquisa que está acontecendo na comunidade.

Na visita a cidade de São Mamede— PB o grupo de pesquisadores vinculados à Geografia Aplicada e a Arqueologia, oriundos de João Pessoa e Campina Grande, puderam estar presente no campo de trabalho de diversas formas, uma delas foi através de um pequeno seminário em que os pesquisadores puderam exibir alguns instrumentos de leitura da paisagem.

Outro momento foi a oportunidade em que a equipe de pesquisadores, num processo mais interativo, instruiu os representantes da comunidade à utilização de instrumental computacional para a aquisição de conhecimentos da Geografia através do GoogleEarth. Esse momento foi importante, pois o prefeito da cidade esteve presente e assistiu a interação entre a equipe e a comunidade.

Num outro momento, em uma pequena comunidade que não chega a ser um Distrito, dado a sua pequena população apenas três famílias, a equipe de pesquisadores ouviu as histórias contadas pelo morador e mais abrangente foi o momento em que esse morador, Sr. Orlando de 74 anos, nascido e criado no lugar, apresentou para nós a grande quantidade de instrumentos, inclusive a fôrma de fazer telha. Como resultado, a equipe pôde contribuir financeiramente com o morador, atitude que foi louvada pelo Sr. Prefeito que também esteve presente nessa visita, pois justificou uma possibilidade da comunidade sobreviver com turismo.

Nenhum comentário: