O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

sábado, 1 de setembro de 2007

São Mamede e a vontade de vencer do sertanejo

São Mamede e a vontade de vencer do sertanejo

Joácio Morais Júnior


“O sertanejo é antes de tudo um forte” - Euclides da Cunha. Essa é a frase que resume a vida dos habitantes de São Mamede. Desde o fim dos tempos áureos do “ouro branco” que esta gente vem lutando fortemente pela sua sobrevivência. De uma forma ou de outra, os filhos de São Mamede buscam soluções para a melhoria da qualidade de vida do seu povo, sempre com uma enorme vontade de vencer e pensando sempre no futuro.

Os são mamedenses mais uma vez acolheram de braços abertos e cheios de esperança uma equipe de pesquisadores que visitou a cidade com o objetivo de conhecer os sítios arqueológicos, mas também tentar diagnosticar a situação sócio-econômica e cultural. Esta visita já rendeu frutos para o município e sua população : capacitação de um grupo de professores para uso da ferramenta GoogleEarth e digitalização do mapa da cidade. O principal resultado obtido a partir desta visita é o intercâmbio entre estas duas populações, os pesquisadores e os habitantes. De um lado, os pesquisadores vivenciaram momentos interessante por conhecer experiências de vida e ensinamentos por parte dos mais velhos, assim como um caloroso contato humano que raramente existe nas salas de aula e nos laboratórios. Por outro lado, a população local recebeu dos pesquisadores alguns ensinamentos e exemplos de práticas que podem ajudá-los na melhoria do seu dia-a-dia. Mas, o mais importante foi a injeção de ânimo que esta população recebeu por, simplesmente, abrir os olhos e ver que existem várias maneiras de conseguir superar as dificuldades que vive uma cidade do interior de um Estado pobre, como a estiagem, a pobreza, a falta de trabalho, etc. Com vontade política, muito trabalho e parcerias científicas, estas soluções se tornam ainda mais fáceis.

Nenhum comentário: