O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

sábado, 1 de novembro de 2008

A paisagem costeira entre as desembocaduras dos Rios Miriri e Mamanguape - PB

A paisagem costeira entre as desembocaduras dos Rios Miriri e Mamanguape - PB

LUÍS GUSTAVO DE LIMA SALES







Este trabalho pautou-se no estudo de um compartimento geomorfológico situado na
planície costeira da praia de Campina e localizado no município de Rio Tinto, Litoral
Norte da Paraíba. Por se tratar de um ambiente frágil onde contempla relevos pouco
consolidados, no caso do nosso estado; e também por ser uma depressão relativa, esse
estudo teve como objetivo verificar a possibilidade da existência de ambientes lagunares na área que compreende a paisagem costeira entre as desembocaduras dos Rios Miriri e Mamanguape. Sendo esta área uma paisagem costeira, deu-se início aos estudos apoiados na categoria paisagem e corroborada por duas teorias: dos conjuntos e dos Sistemas. Para tanto, fez-se necessário a utilização de alguns procedimentos e técnicas de pesquisa, tais como: pesquisa bibliográfica; pesquisa cartográfica; pesquisa de campo; e o trabalho de gabinete. Depois de todos estes procedimentos chegou-se a conclusão de que as áreas de menor energia potencial próximos ao nível de base apresentam a possibilidade de acumulação de águas e sedimentos e o compartimento geomorfológico de sedimentação com progradação apresentam depressões relativa com acumulação e circulação de água. Porém, o mais importante disto é que a sociedade como um todo deve prestar mais atenção nas áreas que estão sendo habitadas para que futuramente não venham sofrer com as conseqüências de um mau planejamento, já que existem áreas que nunca devem ou deveriam ser habitadas e, esta, infelizmente já está sendo.

2 comentários:

Tamires Silva disse...

Vocês não tem a monografia completa para baixar? fiquei interessada no tema.

<< Equipe Geógrafos Associados da Paraíba >> disse...

Olá Tamires!
A monografia está completa. Talvez no momento que você abriu o servidor da UFPB estivesse fora do ar. Tente novamente que ira abrir em formato PDF.