O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Atividade excursionista out/2009

Nos dias 24 e 25 de outubro a equipe  do Labema e alunos  do curso de Geografia da UFPB vão à região da Borborema com o objetivo de compreender a dinâmica natural a partir da relação sociedade/natureza na paisagem semi-árida em Camalaú (PB).


Foto: Ivo Lacerda

O saber do tempo

A cidade de Camalaú fica a 332km da capital paraibana e situa-se na configuração geográfica do Planalto da Borborema, na região do Cariri. Bem, na verdade, o que tenho pra falar, é mais do que características físicas. Pois, falando em Caatinga a imagem que vem a mente é o conjunto: seca, chão rachado e atraso. Mas, o que faz esse povo viver nesta região? E como você reagiria ao saber que um açude transbordou numa área que está enquadrada no polígono da seca?

Esta região têm registros do povo Cariri, encontrados nas rochas, modeladas pelo tempo, penduradas umas às outras dando a impressão que vão cair a qualquer momento. Esta visão paisagística se enriquece com a fauna e a flora particulares desta região.


Entardecer no açude de Camalaú. Foto: Krika Melo

Bem, a palavra Caatinga é a mesma, mas acredito que sua imagem mudou. Agora passe a imaginar o que pode ter a mais...
 
Os dois tempos desse lugar que estão inseridos dentro do Bioma Caatinga são riquíssimos. Com estiagem ou chuva, o ambiente da cidade de Camalaú com suas belas características sertanejas, está pronto para te receber.


O saber do tempo por Krika Melo.

Nenhum comentário: