O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Potencial turístico de Camalaú


Cidade abriga inúmeros atrativos que podem conquistar os visitantes acostumados com as belezas do Litoral.

João Pessoa é famosa por ser o ponto mais oriental das Américas ou por praias como Tambaba e Coqueirinho, embora sejam localizadas no município do Conde. Mas, a Paraíba tem seus encantos muito além de seu litoral de águas calmas e areia fina. A última reportagem da série Desbravando o Cariri mostra o potencial turístico das pequenas cidades da região. A reportagem de O Norte "descobriu" no município de Camalaú lugares cheios de mistérios. Uma população com pouco mais de 5 mil habitantes, marcada pela hospitalidade de seu povo, guarda ambientes rústicos, ainda preservados, propícios ao turismo sertanejo.

Rios temporários, lajedos, formações rochosas, sítios arqueológicos e a caatinga com sua diversidade vegetal dão um tom peculiar à região do semi-árido. Um cenário digno de cinema. Esse é o Cariri paraibano, onde o isolamento e a aridez mantiveram conservados esses locais remanescentes de nossa pré-história.

Em Camalaú, os encantos vão além dos recortes geográficos. Para chegar a cidade o visitante tem de percorrer 22 km entre Sumé e Camalaú. A estrada de barro vai formando um risco no meio da mata cinzenta. Uma nova paisagem é revelada entre os contornos delineados pelas serras e formações rochosas. A cada curva uma surpresa. Os atrativos surpreendem os mais radicais aventureiros. Para entrar na cidade o visitante cruza um açude. A imensidão das águas o faz comparar com o mar. Várias ilhas dentro da bacia hidráulica dão um tom exótico ao ambiente. No final da tarde, lugar perfeito para apreciar o pôr do sol.



Por do sol  visto do açude de Camalaú é um convite aos turistas para um contato raro com a natureza e as paisagens da cidade. Foto: Krika Melo

Na zona rural, segredos e mistérios de uma antiga civilização indígena que lá viveu. Visitar as pedras com pinturas rupestres é como descobrir um local sagrado. Manoel Messias conhece cada recanto daquele chão. Andando pela caatinga descobriu pinturas em diversas pedras. O primeiro contato com os registros lhe despertou a curiosidade, mas jamais imaginava o valor daquelas inscrições. "Comentei com um professor que tinha uns bonecos pintados na rocha ele veio e me disse do que se tratava. A partir daí comecei a me interessar pelo assunto", disse. A curiosidade fez de Messias o guia para visitantes. Depois do entendimento, o funcionário público não descansou até encontrar outros registros. E foram vários depois da primeira descoberta. "Nem sei mais a quantidade, acho que são mais de 40 pedras com essas pinturas, sem contar o cemitério de índios", relata.



Inscrições rupestres reafirmam potencial histórico a ser explorado. Foto: Conrad Rosa


No Sítio Roça Nova, uma pedra marcada por sinais deixados pelos primeiros povos que habitavam a Paraíba. O cotidiano reproduzido na rocha demonstra uma sequência do ato sexual. As imagens representam a evolução do homem que se preocupava em deixar evidência para outros povos. A cor avermelhada das pinturas é fruto de óxido de ferro, componente químico do sedimento. Ao lado da rocha, uma concavidade comprova que o lugar foi utilizado para fabricar a tinta. "Em Camalaú existe várias inscrições com padrões diferentes, sinal que haveria diversas tribos habitando aquele lugar", afirmou o arqueólogo Carlos Xavier, professor da UFPB. Os desenhos têm mais de 2 mil anos. Os atrativos são muitos. O trajeto pode ser feito a cavalo ou ainda, em uma bandeirante - um jipe alongado com três cabines.

Fonte: jornal O Norte por Jailma Simone

Nenhum comentário: