O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Relatório de Campo


Atividade de campo realizada no dia 07 de novembro de 2009 pela equipe: Profº Paulo Rosa, Conrad Rosa, Pablo Rosa, Maria Barros, Diego Valadares, Giovane Di Lorenzo, Ana Maria Ferreira e Rabá Sousa. O objetivo do trabalho foi verificar o processo erosivo de retirada de sedimento da área praial (planície costeira).

A praia do Poço esta situada no município de Cabedelo e  faz divisa  com a  praia de Intermares  (ao sul, em Cabedelo) e a praia de Campina (ao norte, em Cabedelo).



A área pesquisada esta localizada na compartimentação topográfica planície costeira (VIANA, 2009 , p. 47), área de contato entre o oceano e o continente. Este ambiente representa o local mais dinâmico da superfície terrestre, área de interface dos três domínios: atmosfera, hidrosfera, litosfera. Foi observado que as construções, bares e casas estão bem próximos do nível mais alto das marés (préamar), sofrendo o processo de erosão representado pela derrubada de diques, muro de proteção que foram construídos para barrar o avanço do mar.


Erosão dos bares na orla. Foto: Diego Valadares

Os sedimentos da praia (areia) apresentaram composição quartzosa e textura bem selecionada.


Areia da praia. Foto: Diego Valadares

Os ventos estavam com velocidade de 3m/s de orientação sudeste, a maré estava com amplitude de 2.08 metros, as ondas apresentaram aproximadamente 40 cm de altura e com formações bem próximas umas das outras. Segundo um morador (Manoel Taygi) o mar tem avançado rapidamente a partir de 1993. Antes desse período ele colocava uma cadeira em uma determinada parte da praia (pos-praia) e aproveitava a sombra de um coqueiro de 16,31 metros sem que a maré alcançasse esse local. Hoje o mar já alcança esse local. Manoel Taygi relata que próximo ao farol do porto, próximo à areia vermelha, existia um local de mergulho de profundidade de 9 a 10 metros. Hoje a profundidade verificada atingiu apenas 1 metro. O local foi preenchido por sedimento.


Foto: Diego Valadares

As 15h retornamos ao mesmo local e verificamos a altura dos coqueiros mais antigos da casa do senhor Taygi. Utilizamos esses coqueiros como ponto de referência para observamos as distâncias entre o mar e a praia. Concluímos que esta vem perdendo sedimentos.

Para realizarmos a medida utilizamos um clinômetro (instrumento que mede angulação de um objeto), trena (metros) e calculadora científica. A fórmula se expressa da seguinte maneira: (tangente do ângulo X distância do observador do objeto observado+ altura do olho do observador). Obtivemos as seguintes medidas: (Maria – 16,31 metros), (Diego- 14,26 metros), (Rabá -14,12 metros) (Ana Maria- 13,93 metros).

Referências:
VIANA, Alysom R. S. Zona de Proteção costeira no município de João Pessoa-PB. 2009. 72f. Monografia (graduação em Geografia). Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.


Fonte: LABEMA, Acervo Paulo Rosa. Relatório escrito por Diego Valadares e Rabá Sousa.

Nenhum comentário: