O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Levantamento topográfico




Na terça-feira (17 de novembro) o pesquisador técnico do LABEMA, Conrad Rosa, explanou sobre o levantamento topográfico em uma oficina para os estagiários do LABEMA no campus da UFPB.

O levantamento topográfico tem como finalidade a representação da planimetria e altimetria. A planimetria é a medida que tem como referência um plano, horizonte e a altimetria tem como referência a altitude, a altura. É feita em pontos notáveis como acidentes geográficos e no relevo escolhendo uma porção do terreno.

A aquisição dos pontos necessários para essa representação pode ser feita com melhor precisão com teodolito e o uso do GPS. Na aula, estes instrumentos foram substituídos por uma fita métrica e uma bússola. Para utilizarmos a bússola, foi necessário colocá-la na horizontal, com uma posição nivelada.

No levantamento procura-se representar da maneira mais fiel possível de acordo com a escala exigida. Deste modo, foi escolhida uma pequena ravina que consiste em um processo erosivo causado pela chuva e intempéries. A escala utilizada foi de 1centímetro para 1 metro. Cada ponto é marcado a partir do ponto inicial zero e essa seqüência de pontos tem o objetivo de amarrar os dados.

Por Renata Guedes


Um comentário:

Anônimo disse...

É muito importante se ter noção sobre os conhecimentos de topografia. Em uma outra postagem poderiam ser explicadas algumas técnicas e aplicações.