O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Relatório de Campo


Local: Praia do Seixas
Hora: 06h30min
Equipe: Diego Valadares, Profº Paulo Rosa e Pesquisadora Maria Barros.
Coordenadas: 07°09'13.7''S 34°47'35.4''W


As 6:30 da manhã da segunda feira dia 22 de fevereiro de 2010 nos dirigimos a praia da Penha, litoral sul de João Pessoa. No caminho observamos os vales esculpidos pela ação da água da chuva no altiplano e onde hoje se encontra a estação ciência é um topo de cabeceira de uma bacia, onde foi mostrado pelo professor que a água vai escoando a procura do seu perfil de equilíbrio se deslocando até o mar.

Imagem do Google Eatrh

Esta ida ao campo teve a finalidade de observar o trabalho do mar sobre as edificações e, principalmente, sobre os coqueiros a beira-mar que estão caindo devido a ação do mar. Este mesmo mar está fazendo uma reconfiguração numa zona de planície por falta de suprimento sedimentar .
Observamos os coqueiros que estão na iminência da queda e se encontram neste limiar por causa da ação do mar que foi erodindo e transportando os sedimentos onde estes coqueiros estavam suportados.


Foto: Maria Barros

A falésia do Cabo Branco já perdeu material que foi para as praias ao Norte do estado. O material vermelho (barro) é alóctone (de origem externa ao local), sendo o material característico da região a areia.
A geomorfologia regional desta faixa do litoral mostra que a ponta do Seixas é uma planície e o Cabo Branco é um planalto. A praia da ponta do seixas é considerada uma planície confinada, uma vez que ao seu redor encontram-se falésias. (Viana, 2009).

Imagem do Google Eatrh

Na praia podemos observar também leques aluviais, leques estes que não são naturais, mas sim causados em resposta as edificações.
No horário em que ficamos na praia a maré estava enchendo com sua preamar (maré mais alta) as 09h49min com 1,8m de altura. Estamos em lua crescente e a variação da maré é pequena, sendo de apenas 1 metro. Na ocasião também foi explicado a diferença entre maré astrológica e maré meteorológica onde a primeira é influenciada pelos astros principalmente pela lua e a segunda é influenciada por fatores meteorológicos (chuvas, tempestades,ventanias,etc.).

 
Referência: VIANA, Alysom R. S. Zona de Proteção costeira no município de João Pessoa-PB. 2009. 72f. Monografia (graduação em Geografia). Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.

 
Fonte: LABEMA, Acervo Paulo Rosa. Relatório escrito por Diego Valadares

Nenhum comentário: