O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tempestade na Ilha da Madeira - Portugal


LISBOA - Violentas tempestades provocaram a morte de pelo menos 32 pessoas na Ilha da Madeira, em Portugal, neste sábado, informaram autoridades locais. O governo português ainda avalia se será declarado estado de emergência e se buscará ajuda da União Europeia (UE) para lidar com a situação.

"Já temos 32 mortos e 68 feridos, todos eles internados", declarou João Cunha e Silva, vice-presidente do governo do território insular português, em entrevista à emissora detelevisão Sic Notícias.

O aeroporto da ilha está fechado e o prefeito de Funchal, Miguel Albuquerque, recomendou à população que permaneça em casa. Fortes ventos e chuvas registrados durante a madrugada causaram enchentes e deslizamentos de terra, principalmente na região sul da Ilha da Madeira, situada no Oceano Atlântico, cerca de900 quilômetros a sudoeste da costa de Portugal.

Ventos de mais de cem quilômetros por hora, nível do mar elevado e estradas bloqueadas dificultavam hoje as operações de salvamento. Diversas áreasda ilha estão sem serviços de eletricidade e telefonia.

Deacordo com a mídia portuguesa, trata-se da mais mortífera tempestade a atingir a Ilha da Madeira desde outubro de 1983, quando oito pessoas morreram. O primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates, declarou-se chocado e prometeu apoio do governo aos habitantes da ilha. 

Fonte: www.estadao.com.br


Fonte: youtube. EUMETSAT. www.eumetsat.int

A respeito destas grandes inundações ocorridas recentemente na Ilha da Madeira, alguns Institutos, dentre eles especialistas da Metsul acreditam que sejam influências das águas aquecidas do Atlântico, os mapas recentes indicam áreas do Atlântico próximas a costa européia e também no sul da América do Sul com desvio positivo de temperaturas, existe até a possibilidade que os grandes volumes pluviométricos recentes no Uruguay e Argentina estejam ligados de certa forma a este aquecimento do Atlântico, claro que também outros fatores estão influindo. Alguns estudos indicam que este aquecimento do Atlântico seja favorecido pela ausência de tempestades de areia no Saara e também pela baixa frequência de erupções vulcânicas, mas, venhamos e convenhamos este é um assunto bem complicado, que só mesmo os especialistas para dar algumas explicações. A rigor este aquecimento do Atlântico não tem nenhuma ligação ou características como o aquecimento do Pacífico, associado ao El Niño. Enquanto isto, aqui em Campinas, muito calor, poucas nuvens e baixíssimas possibilidades de chuva para hoje..........

Fonte: Paulo Lima. Notícias Climatempo

Nenhum comentário: