O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

sexta-feira, 12 de março de 2010

Tipo raro de tempestade no Atlântico sul e tremores em Pernambuco

Second Only South Atlantic Tropical Storm: 90Q, Moving Away from Brazil
Tropical Storm 90Q is the second known tropical cyclone to form in the cooler South Atlantic Ocean, and two NASA satellites confirm it is now moving away from Brazil's coast. The first tropical cyclone ever seen in recorded history in the Southern Atlantic was called "Catarina" in 2004. (...)

http://www.nasa.gov/mission_pages/hurricanes/archives/2010/h2010_90Q.html

Fonte: NASA

O mundo está chegando a um ponto em que não podemos mais dizer: "Ah, o Brasil está num cráton (área estável da crosta terrestre) e não tem problemas quanto a terremotos..." ou "Na costa brasileira não é comum grandes tempestades e furacões..."
Hoje em dia tudo pode acontecer em qualquer lugar do mundo, pois o mundo está mudando. 
Temos que nos preparar, pois em qualquer lugar existem vulnerabilidades. E precisamos estar atento para reconhecê-las e tentar nos adaptar.


Diego Valadares


Fonte: googlemaps

Sismólogos começam a monitorar cidade de Pernambuco que registrou 47 tremores em menos de 2 dias

Técnicos do Departamento de Sismologia da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande Norte) começam a realizar levantamentos nesta quarta-feira (10) na cidade de Alagoinha (225 quilômetros do Recife), que tem 15 mil habitantes. Desde segunda-feira (8), a cidade e outras sete vizinhas sentiram tremores de terra.

Segundo o laboratório, em pouco mais de 24 horas, entre segunda e terça-feira, foram registrados 47 tremores na região, a maioria de pequenas magnitudes e imperceptíveis à população. O maior deles ocorreu na noite de segunda-feira, que registrou 3,2 graus na escala Richter. Não há relatos de vítimas, mas autoridades informaram que casas ficaram rachadas com os tremores.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2010/03/10/sismologos-comecam-a-monitorar-cidade-de-pe-que-registrou-47-tremores-em-menos-de-2-dias.jhtm


Nenhum comentário: