O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vulcão em erupção na Guatemala


Guatemala decreta estado de calamidade após erupção de vulcão.

 Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guatemala 

O governo da Guatemala declarou na noite desta quinta-feira (27) estado de calamidade pública na zona central do país devido à erupção do vulcão Pacaya, situado 50 km ao sul da capital.

As autoridades do país confirmaram que pelo menos três crianças com idades entre 7 e 10 anos de idade, moradores de uma comunidade próxima à cratera do vulcão, estão desaparecidos em virtude da erupção.

Além das crianças, o corpo de um jornalista de um canal de televisão local foi encontrado pelos bombeiros na região próxima da erupção do vulcão. Aníbal Archila, de 32 anos, desaparecu durante a cobertura do incidente e foi atingido por uma rocha expelida pelo vulcão Pacaya.

O auxiliar técnico Byron Secaida, que acompanhava o repórter, conseguiu sair com vida do local e disse que o companheiro de trabalho desapareceu após ser atingido por uma rocha: "Ele foi atingido por uma rocha nas costas. Saí correndo para buscar ajuda, mas não o encontramos na volta", disse Secaida.

Segundo o secretário de Comunicação da Presidência, Ronaldo Robles, o estado de calamidade foi adotado para evitar acidentes como o do jornalista e permitir o trabalho das autoridades e das equipes de socorro na proteção dos habitantes, limitando as garantias constitucionais existentes no país.

De acordo com Ronaldo Robles, o estado de calamidade pública "permite às autoridades retirarem a população dos lugares de perigo, inclusive contra sua vontade, e os levem para lugares seguros", e também causa a suspensão das aulas nos centros educativos públicos e privados das regiões atingidas pela erupção.

"O presidente Álvaro Colom e seu gabinete de governo mantêm uma vigilância constante da atividade do vulcão Pacaya, assim como das constantes chuvas em todo o país, que também poderiam acarretar outras emergências", afirmou Robles.

Foto: http://noticias.uol.com.br/album/100528guatemala_album.jhtm?abrefoto=1#fotoNav=6

País se mobiliza


Após a forte erupção do Pacaya, registrada por volta das 19h pelo horário local (22h em Brasília), o vulcão começou a lançar pequenas rochas, areia e cinzas, que chegaram a um raio de mais de cem quilômetros.

Por conta do perigo iminente, as autoridades ordenaram o fechamento do aeroporto internacional La Aurora, assim como o esvaziamento de pelo menos quatro localidades na região do vulcão.

A chuva de areia, que na capital guatemalteca alcançou mais de dez centímetros de espessura, provocou mais de 35 colisões de automóveis, e dezenas de motoristas sofreram lesões leves.

O vulcão Pacaya, situado a 50 quilômetros ao sul da capital, Cidade da Guatemala, no município de Palín, tem a cratera de 2.522 metros de altura acima do nível do mar. O vulcão registrou um total de 14 erupções desde 1961.

*Com informações das agências internacionais

Fonte: Uol Notícias http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/05/28/guatemala-decreta-estado-de-calamidade-publica-devido-a-erupcao-de-vulcao-quatro-estao-desaparecidos.jhtm 



Imagem: http://www.painelglobal.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Não tem graça !