O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

terça-feira, 27 de julho de 2010

Representação Iconográfica em João Pessoa no século XX e XXI

Por Ivo Lacerda

La ciudad de Joaõ Pessoa, fundada en 1585, posee un gran legado de edificaciones y calles históricas que va desde el periodo colonial hasta la actualidad. El objetivo del trabajo es realizar un ejercicio comparativo a través de imágenes obtenidas en momentos distintos -Siglo XX y las imágenes obtenidas en 2009- buscando entender los cambios que ocurrieron en el tiempo de unas imágenes a las otras. Para ello fueron utilizadas fotografías antiguas de varios acervos y talleres con bibliografías especializadas, así como trabajo de campo donde se buscó capturar imágenes del mismo paisaje y ángulo. A partir del método comparativo se percibe que hubo un crecimiento de la población y un cambio en la dinámica de ciudad. Con las observaciones hechas fue posible establecer una relación de temporalidad sobre un objeto, lo que nos dio condiciones para estudiar los procesos de readecuación urbana y cultural.



A cidade de João Pessoa que foi fundada em 1585 possui um enorme legado de edificações e ruas históricas que vão desde o período colonial até a atualidade. O objetivo do trabalho é realizar um exercício comparativo através de imagens obtidas em momentos distintos - Século XX e as imagens obtidas em 2009, procurando entender as mudanças que decorreram durante o tempo de uma imagem a outra. Para tanto foram utilizadas fotografias antigas de vários acervos, trabalho de gabinete com bibliografia especializada, bem como, realizado trabalho de campo onde procurou-se capturar imagens da mesma paisagem e mesmo ângulo. A partir do método comparativo perceberam-se que houve um crescimento populacional e uma mudança na dinâmica da cidade. Com as observações feitas foi possível estabelecer uma relação de temporalidade sobre um objeto e que nos deu condições de estudar os processos de readequação urbana e cultural.


Nenhum comentário: