O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Estudos da Temperatura do Campus I da UFPB - Área Estudada: estacionamento da reitoria

Por Cleytiane Santos


A temperatura é um elemento físico que nos permite descrever as medidas da energia cinética associada a vibração aleatória das partículas que compõem o um determinado sistema físico, ou seja, é um elemento físico que nos permite descrever as noções de frio e calor, bem como as transferências de energia térmica de uma determinada área.

Ela é proporcional à quantidade de energia térmica existente em um dado sistema, por isso, quanto mais energia térmica existe em um sistema, mais a sua temperatura aumenta e, com a perda de calor, ocorre a diminuição da temperatura. 

Assim, torna-se de vital importância analisar a situação térmica de uma determinada área, especificando as causas que contribuem para a alteração de sua temperatura e o quê irá atuar diretamente em relação ao conforto/desconforto ambiental do seu usuário.

O processo de urbanização dos últimos anos possui uma inter-relação entre os elementos nela contidos. E para estabelecer a relação de conforto ou desconforto térmico, deve-se observar a forma de uso e ocupação do solo, de modo que possam ser coletados dados de temperatura do ar ligados aos dados de insolação, radiação solar, ventos e umidade do ar, e observações das alterações na paisagem.

Deste modo, percebe-se que nas áreas onde possuem vegetação as temperaturas são mais baixas e nos ambientes onde a vegetação foi retirada, ocorre a elevação da temperatura por causa do aumento das áreas impermeabilizadas e do número das edificações, que amplia o tamanho das áreas de recepção da energia luminosa, permitindo a sua transformação em energia térmica. 

Portanto, podemos entender que à medida que alteramos o ambiente em que vivemos, promovendo um mau gerenciamento dos nossos recursos naturais, alteramos substancialmente a atmosfera do espaço urbano, prejudicando a nossa qualidade de vida.


 

Nenhum comentário: