O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Auditoria de Conformidade Legal: um estudo do Plano de Coleta Seletiva solidária de resíduos sólidos na UFPB campus I à luz do Decreto 5940/06




 Por Marcel Eméric

Tendo em vista a atual preocupação da sociedade em geral, em relação à problemática ambiental, devemos buscar soluções práticas que atendam à legislação ambiental. A questão dos resíduos sólidos é preocupante tendo em vista o consumo desenfreado da sociedade atual. O objetivo deste trabalho foi fazer uma verificação (auditoria de conformidade legal) no plano de coleta seletiva solidária de resíduos sólidos na UFPB, Campus I, que foi determinado pelo Decreto 5.940/06 da Presidência da República para os órgãos de administração direta e indireta. Para a obtenção das informações necessárias a auditoria, foram usados métodos e técnicas pertinentes ao processo, como fotografias, check list (lista de verificação), quando foram entrevistadas pessoas envolvidas em todo o processo de limpeza, coleta, separação e destinação final dos recicláveis e do lixo, além dos responsáveis pela gestão destas etapas e relatórios. Com o trabalho, verificou-se que a UFPB não conseguiu se adequar de forma efetiva ao Decreto presidencial, tendo em vista que a auditoria verificou algumas não conformidades em relação ao previsto pelo decreto e proposto pelo plano.



Nenhum comentário: