O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

terça-feira, 31 de maio de 2011

Dia do Geógrafo (Profissão)

 Produção da Informação em Geografia

Por Paulo Rosa

O trabalho no campo como agente diferenciador da produção em Geografia é peça fundamental para que a coleta de dados se transforme em informação e assim vir a completar o arsenal semântico que permita a tomada de decisão do gestor público ou privado sobre a melhor ocupação do lugar.

O geógrafo coleta os dados em campo. O que são esses dados? Nada mais do que os indivíduos expostos sobre um determinado cenário. Esses indivíduos deverão estar dispostos e combinados entre si formando um conjunto que configura a paisagem.

A Geografia acaba por se apresentar de maneira positiva assumindo uma postura mais ou menos romântica. Os elementos distribuídos de forma aparentemente lógica, não se permitem um determinismo, pois estão dispostos de forma aleatória e adaptados entre si para criar conjuntos que vivem no/do lugar de um modo adequado entre si.

Extrair o que o cenário informa e transformá-los em representação é o que o geógrafo deve ter como elemento fundamental para seu relatório.

A representação é a síntese, por isso arte, e não é necessário explicação das relações do indivíduo no lugar, pois isso é algo que requer uma aplicação analítica, cuja lógica é indutiva e que pertence a outras ciências.
A representação do cenário é assim a informação geográfica.


Vídeo comemorativo e informativo sobre o Dia do Geógrafo e a sua profissão

Vídeo gravado no auditório do CREA-PB (parte I e II)



















Nenhum comentário: