O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Jornal Geografia Aplicada (primeira quinzena de julho)










Alguns destaques da atual edição:


O Uso da Técnica para se Fazer a Leitura da Paisagem

Por Maria Odete

    Fazer uma leitura da paisagem não é tarefa fácil, pois requer uma boa observação e sistematização. No entanto, ler a paisagem a partir da estética é algo muito simples, pois se realiza apenas uma contemplação do belo.
    Tive oportunidade de participar com algumas estudantes do curso de Geografia da UFPB que desenvolvem alguns trabalhos no LABEMA/GEMA sob a coordenação do professor Paulo Rosa, de uma atividade de campo realizando leituras e medições para a realização de um desenho cartográfico de alguns pontos da praia do Cabo Branco na cidade de João Pessoa.


Conversar em Ambiente Virtual

Por Cristiane Melo

Em alguns momentos nos deparamos com questionamentos que vem do reflexo de uma participação quase “tímida” de certos alunos. As dificuldades encontradas por eles no ambiente de aula virtual fazem que os mesmos se achem incapazes ou não queiram escrever algumas linhas. Essas indagações foi tema proveitoso de um diálogo onde procuramos visualizar está situação, pois o que chama atenção é: falar é diferente de comunicar-se?


Animais no Campus I da UFPB - Sagüi (Callithrix jacchus)


Por Antonio Marcos

    O campus I da UFPB tem o privilégio de guardar em suas reservas de mata atlântica uma das espécies de animais nativos no nordeste brasileiro: o sagüi (Callithrix jacchus).
Atrai vários estudantes quando estão próximos ou por cima do arame farpado, na qual delimita a área de mata onde habitam.


Relatório de Análise do IPO sobre o Tráfego de Veículos no Campus I da UFPB

Por Hawick Arnoud

                 Esta pesquisa teve o objetivo de dimensionar as questões relacionadas ao tráfego de veículos e à organização espacial do campus. Com o intuito de reunir a turma para a elaboração de perguntas destinadas aos usuários da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) que tenham ou não veículos automotores. Tivemos  em vista obter informações tanto de condutores como de transeuntes que entram e saem da universidade todos os dias.
    O Instrumento de Pesquisa de Opinião (IPO) surgiu através da idéia do Professor Paulo Rosa, daí foi sendo ministrado e planejado o nascimento desta pesquisa.

Nenhum comentário: