O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Relatório de Campo da Disciplina Planejamento e Gestão Geo Ambiental


Por Cristian Soares V. Santos 




 
 
INTRODUÇÃO
Esse relatório teve como fomento às discussões em sala de aula proporcionadas pela disciplina PGGA- Planejamento e Gestão Geo Ambiental, acerca de alguns temas como estacionamentos para veículos, ampliação do espaço geográfico, crescimento do número de veículos no campus da Universidade Federal da Paraíba, situado na cidade de João Pessoa – PB.
A partir dessas discussões algumas inquietações foram expostas pelo grupo de estudantes que compõe a disciplina, mediados pelo professor Paulo Rosa, que sugeriu um IPO- Instrumento de Pesquisa de Opinião para entender o que pensa a comunidade acadêmica sobre as transformações que vem passando o Campus da UFPB. A construção do IPO teve uma característica participativa, pois todos os estudantes contribuíram em um primeiro momento o que resultou em 66 questões, com perguntas para compor o Instrumento de Pesquisa. Em um segundo momento a turma depurou e adequou o questionário para o objetivo do trabalho restando 32 questões, em seguida no terceiro momento aplicá-lo à comunidade acadêmica.
O quarto momento foi o processo colaborativo em que os estudantes tabularam dos dados primários, por fim estamos à fase de análise desses dados para tirarmos possível conclusão a respeito das opiniões da comunidade acadêmica. O IPO gerou um quantitativo de 540 questionários aplicados aleatoriamente entre os centros universitários e em turnos distintos.
O questionário foi disposto ser respondido objetivamente de forma positiva (sim) e negativa (não), ainda havendo a possibilidade de abster-se de responder algum questionamento.


Relatório completo em formato digital





2 comentários:

Anônimo disse...

Caro cristian santos, dei uma olhada em sua pesquisa, considero-a bastante reveladora de algumas problemáticas que estão crescentes no campus DA UFPB. Destaco que esta pode ser bastante propícia para o planejamento e até implementação da política de estacionamentos e trânsito no interior da universidade. No mais acho que vale apena uma revisão, contribuirá muito....

cristian disse...

colegas este trabalho ainda necessita de alguns ajustes, no entanto os dados apresentados relatam a sistematização de uma realidade preocupante em relação a demanda crescente de veículos no campus da UFPB em detrimento o numero de estacionamentos.