O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Jornal Geografia Aplicada (primeira quinzena de agosto)







Destaques da edição atual:

Questionamentos sobre a Profissão Geógrafo

 Por paulo Rosa e Lenilson

A profissão em nível superior deve contemplar três níveis bem distintos: propedêutico; instrumental e operacional. Isso para buscar não apenas a competência e habilitações, mas fundamentalmente o exercício com habilidades bem determinadas para uma atuação mais eficiente e eficaz na sociedade e no mercado.
A lei do geógrafo, 6664/79 regulamenta a profissão. E no artigo 3º estabelece as competências e insinua as habilitações,, porém as habilidades não estão expressas em leis, elas são o resultado das habilitações que hoje estão muito bem estabelecidas pela Resolução CONFEA/CREA nº 1010/2005.


Geografia de Rondônia – Um Breve Olhar sobre o Desenvolvimento Econômico e Social do Estado em Uma Perspectiva Geo-Histórica

Por Marcel Eméric

O Brasil está na vitrine das potências regionais emergentes, principalmente após essa “pororoca” de PAC’s. Em Rondônia duas grandes obras movimentam a economia e o imaginário local; as construções das usinas hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio, no município de Porto Velho. Elas conjecturam o sonho de progresso, desenvolvimento econômico e esperança para um Estado pouco lembrado e fortemente marcado pelas atividades agropecuárias. 


Efeitos e Sons da Tecnologia

Por Fransuelda Vieira

Quem não tem Orkut, Facebook ou twitter? As facilidades na era digital tem levado muita gente a se comunicar no ciberespaço, o que mais chama atenção são os sons  e os efeitos da tecnologia, não se pode fugir dos efeitos sonoros criados pela tecnologia.


Modelagem do relevo: falésias em João Pessoa

Por Paulo Rosa

A falésia é uma encosta íngreme, também vista como um penhasco, pois normalmente ultrapassa o ângulo de 50º, essa situação foi inicialmente determinada pela ação marinha, possivelmente a milhares de anos, pois quando houve a transgressão marinha ocasionada pela elevação do nível do mar após os grandes degelos.

Nenhum comentário: