O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Relatório Técnico - Estudo do Nível de Infiltração de Água no Solo no Estacionamento do CT (Centro de Tecnologia) da UFPB




Por Danilo Coutinho e Paulo Vitor

O seguinte trabalho tem como objetivo indicar o nível de infiltração de água no solo do CT (Centro de Tecnologia) do Campus I da UFPB, para que se possa ver até que ponto esta área é impermeável e como a inserção de equipamentos urbanos pode afetar a drenagem natural e, consequentemente, o escoamento da água.

Para tanto, foram utilizados alguns instrumentos imprescindíveis para o exercício técnico: são eles: régua; infiltrômetro; colher de pedreiro; recipiente com 1 litro de água; cronômetro; e máquina fotográfica digital. As coletas foram feitas em dois dias, 14/09 e 16/09/11, ambas no horário das 12h30min. Ressaltamos a dificuldade em achar um ponto próprio para a fixação do infiltrômetro, por tratar-se de uma área de estacionamento calçado e com ausência de solo exposto. O ponto escolhido foi próximo a uma edificação, apresentando um solo rígido bem compactado. 



Nenhum comentário: