O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

quarta-feira, 7 de março de 2012

Jornal Geografia Aplicada - Março 2012





Destaques da Edição:


Geoprocessamento como Instrumento para o Planejamento: 
rede elétrica de alta tensão da Cidade
 Universitária da UFPB Campus I

Por Paulo Rosa, Fransuelda Vieira e
Pablo Rosa

A Cidade Universitária do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocupa um terreno contínuo de 140 ha e conta atualmente com 404 edificações, que dá suporte ao ensino, pesquisa e extensão, contanto assim com aproximadamente 15.000 estudantes e com os demais usuários da Cidade Universitária chega a aproximadamente a 25.000 pessoas, suporta ainda diariamente 12000 veículos/ dia. Esta “cidade” abriga vários prédios de salas de aulas, edificações com laboratórios, hospital universitário, bancos, ambientes para professor e toda uma rede de iluminação pública tanto nos diversos jardins como em seus arruamentos.



O Pluviômetro e o Termo-Higrometro como Instrumentos 
Auxiliares para a
Agricultura

Por Paulo Rosa e Cleytiane Santos da Silva

O Cariri paraibano é mar­cado como uma região geográ­fica de poucas chuvas, ou seja, um lugar que o volume de pre­cipitação normalmente ocorre em sua maior parte em épocas concentradas ao final e início do ano. Nesse sentido estamos indo observar o comportamen­to do processo erosivo nessa região.


Vulnerabilidades e Desastres Ambientais: praia do Poço em Cabedelo-PB

Por Paulo Rosa

A Geomorfologia Costeira busca compreender e interpretar a modelagem que se faz presente no litoral é fundamental que se conheça os agentes que degradam e acumulam no relevo de planaltos e planícies. Nesse sentido é importante observar que o litoral paraibano é constituído de Planalto e Planícies. Os Planaltos costeiros no caso paraibano são constituídos de material sedimentar em consolidação, logo ainda é uma estrutura relativamente frágil no sentido de força e resistência do material em relação aos agentes intempéricos, por isso ainda perdem muito material por conta da ação desses agentes.


Álbum das Ruinas (Igrejas e Fortes) no Estado da
Paraíba do Acervo Pessoal de Emile Pronk

Igreja Nossa Senhora da Guia, Lucena - PB (01-01-1990)

Nenhum comentário: