O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Estudo Sobre Dano Ambiental Gerado por Atividades Mineradoras no Município de Itabaiana – PB - Brasil







Todo estudo rigoroso significa uma abordagem analítica e esta se pauta sobre o nível de aprofundamento e, fundamentalmente, sobre o balizamento do referencial teórico, pois só assim há a passagem da análise elementar para a análise sistemática. Na análise elementar a observação normalmente é assistemática e a referência se torna mais conceitual. Já na análise sistemática a observação é metódica, seguida de  coleta de dados, pois "só as provas dizem verdadeiramente a respeito" (Aristóteles, p. 29). As coletas são quantidades que se transformam em qualidade enquanto conceito e argumento, por isso a necessidade de um maior rigor. Mesmo assim, jamais se conseguirá determinar os desígnios da dinâmica contida na natureza, "pois não se pode prever os resultados que uma determinada forma de relevo irá apresentar, em certo lugar e certa época, a não ser em termos de probabilidade" (Christofoletti, 1981: 114).
Para a realização desse estudo mais acurado optamos por um trabalho de natureza científica em que o rigor deve ser estabelecido apriorísticamente, ou seja, até na concepção do encaminhamento do próprio trabalho e do documento enviado pelo Sr. Promotor, ressaltamos o objeto da designação "dano ambiental provocado pela extração de areia no rio Paraíba" o que nos serviu para a elaboração do problema em estudo partindo deste enunciado, o qual transformamos em enunciado interrogativo: Quais os danos ambientais acarretados pela extração de areia no Rio Paraíba no município de Itabaiana - PB? [...]








Nenhum comentário: