O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

sábado, 1 de setembro de 2007

Compreensão do espaço a partir do uso de novas ferramentas e tecnologias


Compreensão do espaço a partir do uso de novas ferramentas e tecnologias

Allison Cavalcanti

A busca constante do homem pela compreensão e dominação do espaço ao seu redor remonta desde eras pré-históricas até os dias atuais. A necessidade de compreensão de fatores como clima, relevo, hidrografia e vegetação e a relação entre estes, tem motivado o homem a desenvolver meios que vão desde as técnicas mais rudimentares até o desenvolvimento de sistemas computacionais mais avançados para a obtenção de dados que possam dar uma noção, mesmo que imprecisa, dos fenômenos que estão em constante ocorrência ao seu redor. Um exemplo disso é a previsão do tempo através do uso de modelos matemáticos que auxiliam a tomada de decisões quanto ao investimento ou não na produção agrícola, por exemplo.

Para que todos tenham um correto entendimento do que vem a ser o agrupamento desses fatores e a sua determinação dentro do ambiente que nos cerca, vimos que é extremamente necessário uso de ferramentas que auxiliem essa visualização. Programas como o GoogleEarth, vem sendo amplamente utilizados e disseminados como sendo uma primeira aproximação dos alunos da rede pública, tanto estadual quanto municipal, com os fatores que intervém diretamente com o ambiente que os cercam. Notamos ainda que os professores da rede pública de São Mamede não tem ainda a noção da importância que esses programas têm diante da facilidade de explicação desse conjunto de fatores, e que ainda não sabem fazer a inter-relação entre o uso da ferramenta e a demonstração in loco desses elementos. Sugerimos que programas como esse, sejam amplamente utilizados em salas de aula e laboratórios para se desenvolver o estudo do meio onde vive, e para que não se perca o interesse pela pesquisa.

Nenhum comentário: