O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

sábado, 1 de setembro de 2007

Equipamentos que ajudam a entender a paisagem

Equipamentos que ajudam a entender a paisagem

Liése Carneiro

Nas excursões a campo, seja com objetivo didático, de pesquisas ou para fins de trabalhos profissionais, são cada vez mais utilizados equipamentos que auxiliem na coleta de dados e registros que subsidiam o profissional geógrafo. É a partir destes dados que o profissional dedicado ao estudo de paisagens, entre outras modalidades, poderá tomar decisões em suas pesquisas, auditorias e planejamentos.

Na excursão aos sítios arqueológicos do município de São Mamede, foram usados equipamento tais como máquinas fotográficas, GPS de navegação, anemômetros, bússolas, clinômetro, termômetros, entre outros aparelhos que auxiliaram a equipe tanto no momento da observação no campo, como depois em gabinete na manipulação dos dados coletados.

Assim, como a geografia está voltada tanto para a pesquisa e trabalho profissional como também para a prática docente é importante salientar o uso desses equipamentos como recursos que devem ser usados nessa prática. Assim, na excursão a São Mamede pode-se verificar o momento da prática profissional em campo e outro em que foi ministrado ao um grupo interdisciplinar da rede municipal de ensino o uso destes equipamentos como de outras ferramentas computacionais que lhes auxiliarão em suas futuras práticas pedagógicas.

Nenhum comentário: