O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Relatório de Campo

Atividade de campo realizada no dia 1º e outubro de 2009 pela equipe: Paulo Rosa, Maria Barros, Conrade Rosa e Rabá Sousa. O objetivo do trabalho foi observar de forma elementar o depósito de Calcários Sedimentares e Margas existentes em Caaporã. O local da pesquisa foi na empresa CIPASA, situada em Caaporã (PB).


Foto de um perfil estratigráfico. É possível visualizar a formação Gramame (meio) e a formação Barreira (topo).

Os depósitos de rochas sedimentares são relativamente abundantes no litoral paraibano, segundo os trabalhos da CPRM são várias as ocorrências, podemos afirmar que já existem três grandes minas em larga produção. Duas delas são extratoras de calcário para a produção de cimento, uma na cidade de João Pessoa (fábrica Zebu) e outra em Caaporã (fábrica de cimento Poty) e uma terceira pedreira como produtora de rochas para a construção.

Os fatores que motivaram a visita fábrica de cimento Poty no município de Caaporã, litoral Sul do Estado, foram a grande área de extração do mineral Calcário e as evidências de fósseis e icnofosseis no local Assim sendo, uma primeira visita foi agendada com a gerência administrativa e técnica para que pudéssemos fazer uma breve excursão ao local de mineração.

A fábrica esta 4,1km de distância do mar e a um km de um afluente do estuário do rio Goiana.

A região em que está assentada o minério está a poucos metros acima do nível do mar e segundo informações do gerente técnico que nos acompanhou a excursão a mineração se encontra a 26 metros abaixo do nível do mar.

A área visitada representa um afloramento de calcário explorado pela empresa Cipasa Integrante do grupo Votorantin. No local pode ser visualizado um perfil estratigráfico compondo-se de três formações geológicas de caráter sedimentar que representa momentos geológicos distintos. Na base do perfil encontra-se (não visualizada na imagem) a formação Beberibe, no meio a formação Gramame e no topo a formação Barreira.

Formação Beberibe – De origem continental esta representada na transição do Cretáceo Médio para o Cretáceo Superior, apresenta espessura de 2 a 2,50 metros, constituída de arenitos continentais, compõem de uma base predominantemente de leitos arenosos frequentemente conglomeráticos, intercalados com níveis argilosos. Na parte superior aparecem arenitos finos com níveis de siltito e argilas cinzentas.

Formação Gramame – De origem marinha tem sua deposição associada à fase de transgressão do Atlântico Equatorial no Cretáceo superior de idade Maastrichtiana com espessura de 50 metros.

Apresentando duas fácies, uma inferior e outra superior. A facie inferior de coloração acinzentada com espessura de 48 metros é constituída de calcário rico, intercalados com finas camadas de calcário argiloso (Margas). Nessas fácies foi encontrado vestígio de paleo-canais, evidenciando a existência pretérita de drenagem.

Como também são encontrados geodos (uma cavidade de tamanho variado que pode ser oca ou parcialmente preenchida e revestida de cristais ou outra espécie mineral;) de calcita, pirita e fragmentos de irídio (Elemento químico situado no grupo 9 da tabela periódica) representado a camada K T que definiu o limite Cretáceo – Terciário, ocorrido há aproximadamente a 65 milhões de anos, com a crise biótica sem precedentes que extinguiu 70% das espécies viventes devido ao impacto de um bólido (Meteoro, asteróide) de cerca de 10 km de diâmetro que atingiu a terra. Nessa camada é encontrada uma grande quantidade de fosseis devido a esse evento. Na facie superior da formação gramame de espessura de 2 metros encontram-se calcário de constituição argilosa (Margas) com coloração amarelada, devido à presença de argila e as ações intempéricas, como também uma maior presença de fosseis e icnofosseis. Salientamos que essas formações descritas encontram-se a 26 metros abaixo do nível do mar.
 
No topo do perfil observado encontra-se a formação Barreira de idade (Plio-Pleistocênica), com espessuras de 10 metros, constituída por sedimentos areno-argilosos não consolidados de origem continental, dispostos discordantemente sobre as formações mais antigas. Abaixo dessas formações encontram - se um aqüífero de água salobra.
 
Fonte: LABEMA; Acervo Paulo Rosa. Relatório escrito por Rabá Sousa.

Nenhum comentário: