O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

segunda-feira, 15 de março de 2010

Esclarecimentos sobre o tsunami


 Fonte: www.masphidrovias.com

Pergunta enviada por anônimo no dia 13 de março de 2010.

Anônimo: Gostaria de saber, caso o vulcão entre em atividade, se existem dados sobre a altura da onda ao atingir o litoral, no caso piauiense, e quantos metros ela pode percorrer sobre a porção continental. Estou à procura de informações porque a população de Parnaíba-PI está apavorada.

Profº Paulo Rosa: Olá anônimo sei que é assustador uma informação como essa: a de um tsunami no litoral nordestino. Porém o que foi anunciado é que nossos estudos têm apontado para a questão de que não estamos, enquanto sociedade, preparados para qualquer tipo de desastre oriundos da natureza.
Como não existem estudos, com simulações, temos que pegar carona nos trabalhos que já estão circulando na mídia virtual. Nossos trabalhos aqui no litoral da Paraíba estão focados na falta de conhecimento da própria natureza do lugar, ou seja, do litoral.

Aí no PI, mais especificamente no litoral, podemos ver que as marés são semelhantes às daqui, apesar de que a maré mais elevada aí neste mês de março foi prevista na tábua de marés da marinha em 2.9, é uma maré alta em relação as nossas daqui (2.8m). Porém, o que temos procurado alertar são os Órgãos de Defesa Civil dos Estados e Municípios, assim como as entidades que lidam com o conhecimento, de que precisamos estar alerta com o que está sendo discutido nos segmentos especializados.

Nossa sociedade, a brasileira, está relativamente acomodada em relação à possibilidade de acontecimentos geológicos de magnitudes elevadas. O oceano Atlântico não é um ambiente fora de riscos geológicos como os terremotos, maremotos e outros eventos resultantes destes. Assim, não resta dúvida que temos que estudar e simular possibilidades.

As ilhas vulcânicas poderão entrar em atividade e, dependendo da magnitude do evento, poderão acarretar desdobramentos como tsunamis. Temos anunciado é que devemos estudar inclusive planos de emergência para eventos de gênero como estes. Segundo as informações que estão na mídia virtual é que “se” o vulcão Las Palmas entrar em erupção poderá gerar uma onda alta e esta poderá atravessar o oceano e chegar às costas do Brasil, no caso, no NE.

Tomando como base a precaução, temos que estar atentos, haja vista que mesmo tendo, no nosso litoral nordestino, mais ao Norte: PB, RN, CE, PI e MA a corrente oceânica em direção ao Golfo do México, esta corrente irá agir como força contrária, logo dissipadora de uma onda no sentido contrário. Havendo uma erupção com grande envergadura lá no litoral africano, uma onda poderá vir, mas acredito que virá sendo dissipada e não terá uma crista elevada. No entanto, se houver uma onda chegando aqui com um metro de altura, e esta coincidir com uma maré de 2.9m, teremos então algo em torno de 4.0. Nesse caso as planícies estarão vulneráveis, mas não a cidade de Parnaíba, como é o caso de vocês aí. Esta cidade está mais acima (meu conhecimento é rudimentar em relação ao litoral de vocês), possivelmente uns sete a dez metros acima do nível do mar e relativamente distante do litoral (área de contato entre a terra e o mar).

Porém, sou da opinião de que se há a possibilidade de acontecer um acidente natural desse gênero, a Defesa Civil deve se prevenir fazendo estudos mais amiúde sobre o assunto, tendo como destaque às vulnerabilidades ambientais no litoral. Esses estudos poderão ter como parceria as escolas, se possível do terceiro grau, e nesse caso teremos um tipo de prevenção juntamente com a sociedade.

Quanto a questão da prevenção podemos citar que a distância das ilhas Canárias para a costa Leste estadunidense e nordestina (BR) é de aproximadamente 4.500 e 4.200 km e, tomando como base a precaução dos havaianos, distando 7.200km (aproximadamente) do Chile, tocaram o sinal de alerta de tsunami quando houve o terremoto. O Japão distando aproximadamente 11.000km também não deixaram de alertar a população sobre a possibilidade do tsunami.
Assim, acredito que precisamos olhar a natureza com mais atenção, por isso que dei a entrevista (por telefone) à TV aí do Piauí, mas no sentido de criarmos um ambiente de precaução e não de pânico.

Paulo Rosa

Este vídeo apresenta uma simulação feita a partir de um vulcão situado no Hawaii. 


Nenhum comentário: