O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Vulcão Nevado del Ruiz - Colômbia

 Fonte: http://earthobservatory.nasa.gov/IOTD/view.php?id=43859&src=igoogle 

 
O Vulcão Nevado del Ruiz (centro da imagem) está localizada a aproximadamente 140 km (87 milhas) ao noroeste da capital colombiana, Bogotá. Abrangendo mais de 200 quilômetros quadrados (77 milhas quadradas); Nevado del Ruiz é um grande estratovulcão, isto é, um vulcão em forma de cone construído a partir de sucessivas camadas de lava, cinzas e depósitos de fluxo piroclástico. O vulcão é alimentado pelo magma gerado acima do limite entre a região de subducção de Nazca e das placas tectônicas Sul-Americanas. Os registros históricos de erupções no vulcão remontam a 1570, porém a erupção mais anosa ocorreu em 1985.

Em 13 de novembro de 1985, uma erupção explosiva na Cratera Arenas (centro da imagem) derreteu gelo e neve acumulados no cume do vulcão. A avalanche de lama formada pelo derretimento do gelo e neve somado aos materiais piroclásticos (lahars) varreu dezenas de quilômetros carreadas pelos vales ao longo dos flancos do vulcão, matando pelo menos 23 mil pessoas. A maioria das mortes ocorreu na cidade de Armero, que estava completamente inundada pelo lahars. Outra atividade eruptiva, mas não confirmada no Nevado del Ruiz, pode ter ocorrido em 1994.

O cume do vulcão está coberto por geleiras que aparecem como uma massa branca em torno de 1 km (0,6 milhas) de largura na Cratera Arenas... leia mais


Fonte: Earth Observatory - NASA

Nenhum comentário: