O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

terça-feira, 24 de abril de 2012

Jornal Geografia Aplicada - Abril 2012






Destaques da Edição:



Paleo-paisagem: uma observação virtual da possível antiga baía do estuário do Rio Paraíba
Por Paulo Rosa

 Notamos que o recorte do litoral era acentuado, o que pudemos então definir como um recorte referente a uma baía e, a sedimentação forte formando as praias entre o Cabo Branco e a foz do rio Miriri, ocupando praticamente um terço do litoral paraibano, ou seja, 31km; enquanto o litoral Norte significa 42km e o Sul, aproximadamente 47km (medição em linha reta).


A Igreja Católica e a Regionalização no Cariri Paraibano

Por Paulo Rosa

No roteiro in loco não nos damos conta da importância das Igrejas Católicas num processo de regionalização do lugar, pois cada edificação eclesiástica dentro do contexto da cidade ou de um dado lugar, na atualidade não tem os efeitos que tinham anteriormente.

A Saga dos Irmãos Villas Bôas: o XINGU

Por Paulo Rosa

Não há como não se remeter para as grandes aven­turas e aventureiros quando se pensa em Geografia. Afinal o que é a Geografia? É uma op­ção meramente profissional! Ou um modo de vida que nos remete ao nomadismo! Nesse caso os alemães conseguiram perceber que esse modo de vida havia algo de muito romântico, daí surge o romantismo.

As Estruturas Geográficas: a descrição da paisagem

Por Francicléa Avelino Ribeiro

As estruturas geográficas são organizadas por um sistema. A observação das relações entre o sitio e a posição dos elementos que ocupam o espaço geográfico leva ao conhecimento das estruturas e dos sistemas que o regem, por exemplo, no litoral um cúspide seria a estrutura que é formada devido aos elementos que se interagem, ou seja, o sistema, neste caso seria a ação das ondas, marés, correntes, entre outros.

Gato do Mato Pequeno (Leopardo Tigrinus)

Por Antônio Marcos

Dependendo da região ele recebe vários nomes, tais como: gato-do-mato pequeno, gato-macambira, pintadinho, maracajá-i, gato maracajá etc. Sua distribuição geográfica vai desde a Costa Rica até a Argentina, ou seja, em praticamente todo território sul americano.

Modelo Numérico de Terreno (MNT)

Por Jéssica Martins dos Santos

Modelo numérico de terreno (MNT) é uma r e p r e s e n t a ç ã o m a t e m á t i c a computacional que tem por objetivo mostrar fenômenos espaciais dos quais tornam possiveís analisar de uma forma mais segura à feição do relevo.

Biodiesel a partir de Microalgas

Por Hércules Dutra Santos Filho

Aquele lodo verde e viscoso que geralmente é um incômodo para muitas pessoas que têm piscinas em casa, será provavelmente o combustível do futuro.

Álbum Igrejas e Conventos em Portugal do Acervo Pessoal de Liése Carneiro

Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa - Portugal

Nenhum comentário: