O conteúdo deste BLOG é regido pelos termos de licença do 'CreativeCommons'.

Clicando na imagem abaixo você saberá os termos de uso para os trabalhos aqui publicados e no rodapé as diretrizes de uso.

Creative Commons License

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Retornando às postagens com 'o fantasma do TCC'

Fazia um bom tempo não postava nenhum conteúdo no blog, mas ao mesmo tempo a vontade esteve sempre latente.

Talvez estivesse faltando um pouco de inspiração.

Desde a última postagem até a presente data, diversas coisas aconteceram. O mundo mudou bastante, como diz Bauman, vivemos um mundo líquido. Mas outras coisas nem mudaram tanto!!

Nesse sentido, uma delas, creio, é a dificuldade de lidar com a metodologia científica, principalmente naquele primeiro grande teste, qual seja: TCC!

Em uma Monografia ou em um Plano de Negócios, em um Roteiro de Documentário, ou um Plano de Ensino, enfim seja o trabalho de conclusão de curso na modalidade que for, a metodologia estará lá, muitas vezes como um fantasma, à guisa de aplicação.

E eis como surgiu a inspiração.

Outro dia estava em uma fila aguardando para ser atendido. À minha frente dois jovens, um, pelo teor da conversa, preparava-se para o tempo final do curso de Direito. O outro, pelo que pude entender, estava ligado a algum curso cujo cerne é o Marketing, também no limite final, do “abatedouro”, como um deles se referiu.

O medo do TCC estava estampado na vibração das cordas vocais de ambos! E eu pensando comigo, cadê o fiel escudeiro desses jovens?

Você caro leitor, pode até pensar que o fiel escudeiro venha a ser o orientador, mas de certo modo, refiro-me ao projeto!

Vendo os dois rapazes naquela situação, lembrei-me das instruções que tive com meu saudoso pai, excelente orientador, e pude ver como esse tempo em minha vida (duas graduações, mestrado e uma especialização), foi tranquilo.

Eles foram atendidos, e eu também. Fui embora. Dias depois, vejo uma faixa na rua sobre TCC. Automaticamente, o fantasma que atormentava os dois jovens ali surgia, inspirando-me.

Surgiu então a vontade de produzir algo nesse sentido. Era uma vontade que estava latente, só precisava, talvez, desse estímulo.

Desse modo, fui conversar com minha mãe, que está no mesmo mister do meu pai, orientando trabalhos, desde a graduação até pesquisas de doutorado em Ciência de Informação, na área da memória social.

Caros leitores, em breve vou postando algumas notas, escrevendo postagens que possam auxiliar na compreensão de partes conceituais importantes para quem está nessa seara, isto é, precisando elaborar o TCC.

Então vamos lá! Até a próxima postagem.

Nenhum comentário: